top of page
Buscar
  • Foto do escritorRaphael Florenciano

Golpe militar em Myanmr. Ore com a gente!

Atualizado: 22 de mar. de 2023



Não paramos de receber mensagens diárias de Myanmar desde que o golpe militar no dia 1 de fevereiro de 2021 tomou forma. Essas mensagens são sempre de cristãos com muito medo e pedindo oração por pessoas que estão envolvidas ou não nos protestos contra o golpe militar.


Myanmar é também conhecido como Burma. Fica situado no Sudeste da Ásia. Enfrenta uma instabilidade política forte e guerra civil há mais de 70 anos e nos últimos 30 anos, o Partido da União para o Desenvolvimento (USDP), liderado pelos militares, e a Liga Nacional para a Democracia (NLD), liderado por civis travam uma batalha intensa.


Nas últimas eleições em 2020, o partido dos militares enfrentou a maior vergonha eleitoral das ultimas décadas. Se tornaram minoria em todas as esferas do governo e portanto passaram a dizer que as eleições foram fraudadas. O NDL, partido vencedor das ultimas eleições, é liderado por uma mulher influente chamada Aung San Suu Kyi, vencedora do Nobel da Paz em 1991.




Os militares não aceitaram a derrota eleitoral, depuseram os membros eleitos democraticamente do partido governante, decretaram Estado de emergência e prenderam os principais lideres do governo.


Nos primeiros dias do golpe, Internet e linhas telefônicas foram cortadas, todos aeroportos fechados, tanques de guerra estavam nas rua, bancos fechados, preço dos alimentos aumentando drasticamente e muito medo se instaurava no país.


Nos últimos dias os jovens de Myanmar tem liderado protestos nas ruas de Yangon, principal cidade do país. Destes, mais de 60 foram mortos com tiros certeiros durantes as manifestações. O que temos visto é um fortalecimento do movimento com mais jovens aderindo as manifestações. Muitos funcionários do governo, como médicos, professores, policiais, também tem se juntado aos protestos, abandonando seus trabalhos, na luta para ter de volta a democracia, que tinha sido conquistada a duras penas!


PEDIDOS DE ORAÇÃO

Os pedidos de oração que temos recebido dos cristãos locais é por proteção de suas cidades, famílias e jovens.


Também temos amigos que são missionários birmaneses na Tailândia e que suas famílias inteiras estão próximas desse caos. Esses amigos estão com o coração pesado e com muito medo da violência instaurada.


Outro pedido de oração é pelo Projeto da Fazenda de Porcos, que a Etnos desenvolveu em parceria com uma igreja local, no interior de Myanmar, e pode ser afetado por se tratar de uma iniciativa religiosa e não governamental. Pedimos que ore por proteção da fazenda de Porcos, pelos líderes e membros da igreja. Nossas atividades lá não pararam. Mesmo com o golpe a fazenda está em funcionamento e em fase de expansão.


Pedimos que você ore por paz e por retorno da ordem social.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page