Quem Somos
Até que todos os Povos O adorem!
Somos uma organização missionária que desenvolve projetos de empoderamento de igrejas nativas em meio aos povos não alcançados. Em Mateus 24.14 Jesus afirma que o Evangelho do Reino será pregado em todo mundo, em testemunho a todas as nações. A palavra "nações" no texto bíblico original é ETNOS, que significa povos ou etnias.
Hoje um terço da população global, cerca de 3.23 bilhões de pessoas, distribuídos em mais de 7400 povos, nunca foram apresentados à proposta do evangelho. A grande maioria desses povos estão em lugares de difícil acesso, de extrema pobreza e de perseguição religiosa.
A ETNOS existe para contribuir com a expansão do Reino de Deus onde ELE ainda não é conhecido.
Nossa História
A ETNOS nasce como consequência de um ministério missionário familiar dos fundadores, Raphael e Paola Florenciano, que em 2013 decidiram se dedicar integralmente a missões em meio aos PNA (Povos não Alcançados). Suas experiências profissionais e acadêmicas nas áreas de Relações Internacionais, Comércio Exterior, Marketing, Gestão de Projetos e Organização de Movimentos da Sociedade Civil, contribuem decisivamente para a construção desse olhar objetivo e profissional, sem perder a completa dependência da ação de Deus, que é a essência da ETNOS.
Após uma jornada de treinamentos missionários de dois anos, em 2015 chegaram à Tailândia para o início de uma jornada transcultural. Desde então tem se dedicado a compreensão da realidade do Sudeste Asiático, para que a partir de uma base sólida, pudessem construir alternativas para o fortalecimento de igrejas nativas na região. Desde 2015 estão nessa região do mundo construindo laços, conexões e projetos com igrejas locais em Myanmar, Tailândia, Paquistão e Laos.
No início de 2021, devido a crescente demanda por uma infraestrutura que proporcionasse maior apoio ao trabalho de campo, decidiram formalizar essa iniciativa missionária familiar, transformando-a em uma organização missionária, que nasce a partir de 8 anos de muito estudo, trabalho e construção de ferramentas eficientes para o empoderamento de comunidades cristãs em meio aos PNA.
Esse processo de institucionalização propõe um modelo missionário diferente, com um sistema de governança extremamente participativo, onde todos os missionários tem voz, a partir de uma estrutura moderna e pouco hierarquizada, com processos e procedimentos intersetoriais.
A sede internacional da ETNOS fica localizada na Tailândia, na cidade de Chiang Mai. Um país que possui uma concentração de mais de 70 PNAs pelo evangelho. Além disso, estamos situados dentro da Janela 10x40, a área geográfica do mundo onde existe o maior número de PNAs, que também é uma área caracterizada por grande desigualdade social, baixa qualidade de vida e perseguição religiosa. Cerca de dois terços da população mundial vive dentro dessa janela, onde as religiões predominantes são o Budismo, Islamismo, Hinduísmo e Animismos.
Assim nasceu a ETNOS, do esforço de gente simples e sob condução gentil do Espírito Santo. De muitas formas, essa história é apenas a repetição de um padrão, onde o Espírito Santo move vidas e trajetórias de indivíduos simples, sejam pescadores do mar da Galileia ou jovens do Rio de Janeiro, na direção do cumprimento da Sua Missão.