Em 2015 iniciamos uma parceria com uma igreja multi étnica no interior de Myanmar. A igreja nutria um desejo de ser mais relevante em sua comunidade e, mesmo sem condições financeiras para tal, já tinha um programa de acolhimento de crianças e adolescentes vindas de tribos e vilarejos distantes, para estudar na escola da pequena cidade.
Em meio aos Povos Não Alcançados as igrejas em geral são muito pequenas, se comparado com o tamanho das igrejas no Brasil, uma média de 10 a 30 membros por comunidade. Outra característica muito comum é que essas igrejas estão localizadas em meio a um contexto de muita pobreza. Essa era a situação dessa pequena comunidade cristã que aceitou o desafio de ser parceira da ETNOS.
Devido a essa realidade, a capacidade de investimento da igreja para a implementação de projetos de desenvolvimento comunitário era nula. Na verdade, para sustentar o programa de acolhimento já existente, eles tinham como rotina contrair empréstimos com agiotas locais (acesso ao crédito em Myanmar é muito limitado) porque estavam sempre operando no vermelho.
Uma nova forma de se envolver
No Programa de Desenvolvimento Comunitário ETNOS apoiamos a igreja nativa no processo de prospecção de uma iniciativa empreendedora, para que a partir dos seus lucros ela tenha a capacidade de sustentar todos os projetos desenvolvidos junto a comunidade local.
Depois de um período de muita pesquisa (pesquisa de mercado, análise de viabilidade, visitas técnicas e etc), a igreja transformou uma ideia, que muitos membros já tinham o sonho de implementar mas que devido a falta de recursos financeiros nunca tiveram a oportunidade, em um projeto. Uma fazenda de suínos com foco na produção de leitões para corte e para fornecimento de matrizes de qualidade para outros pequenos produtores locais.
Essa fazenda não é o fim do programa, é um meio. A lucratividade gerada por ela é apenas uma ferramenta que permite que a igreja volte a sonhar com a expansão da sua ação na comunidade a partir de uma fonte sustentável de recursos sem depender de ajuda externa.
O processo de implementação da fazenda foi intermediado pelo apoio técnico de muitos profissionais e através de um investimento semente que deu um empurrão inicial. A construção da fazenda, a busca pelos recursos humanos, fornecedores, canais de venda e distribuição foi feita pela igreja. Essa parceria não tira da comunidade local o senso de pertencimento e propriedade com relação ao projeto.
A relação da ETNOS com a igreja local é focada no empoderamento. Eles são os protagonistas da ação missionária e nós somos coadjuvantes dedicados à potencializar suas iniciativas.
Treinamento Comunitário
Simultaneamente a prospecção da atividade empreendedora, iniciamos um treinamento em desenvolvimento comunitário com todos os membros da igreja e estamos produzindo um treinamento de novos facilitadores, que irão replicar o programa e o curso em outras comunidades cristãs da região. Nosso desejo é promover o florescimento de um movimento de igrejas relevantes que transformam a vida de suas comunidades através do serviço.
Resultados do Programa
Contudo, com a pandemia e com o golpe militar de Fevereiro de 2021, estamos temporariamente impossibilitados de prosseguir com nosso treinamento porque as fronteiras entre a Tailândia, onde fica localizado nosso escritório regional, e Myanmar estão fechadas e a conexão de internet é muito ruim o que inviabiliza qualquer modelo remoto.
Nossa expectativa é que com o avanço da vacinação nos dois países teremos condições de retomar o treinamento em 2022.
A fazenda está em processo de plena expansão e já dando boas respostas em termo de retorno financeiro. Dois membros da igreja são funcionários da fazenda e todo lucro da fazenda tem sido direcionado para ajuda emergencial de famílias da comunidade que foram extremamente afetadas financeiramente nesses meses de pandemia.
A igreja também tem conseguido sustentar o projeto de acolhimento de crianças sem precisar acessar empréstimos, e agora provê melhor alimentação e material escolar básico para as crianças.
Cada vez mais a igreja tem desempenhado um papel muito relevante dentro da sua comunidade. E essa atuação tem despertado o interesse de muitas pessoas não cristãs em conhecer mais a respeito da proposta desse Evangelho comunicado através do amor.
Além disso, no início de 2021, eles apoiaram uma outra comunidade cristã próxima à fronteira com a Tailândia, ofertando um casal de porcos para que eles possam replicar o projeto da fazenda. Esse é o nosso objetivo, iniciar movimentos que mudem realidades em meio aos povos não alcançados através de igrejas independentes, fortes e sustentáveis.
Cremos que tudo isso tem acontecido graças ao amor de Deus em nós e a sinergia que brota a partir da interação da ETNOS com a igreja nativa. É o corpo de Cristo funcionando na sua plenitude em direção ao alvo final, ver Jesus adorado em todas as línguas, em meio a todos os povos por todo sempre.
Faça parte desse movimento de expansão do Reino de Deus em lugares onde Ele ainda não é conhecido.