A Tailândia é predominante budista. O budismo está atrelado diretamente a ideia de nação e constitui parte fundamental da identificação cultural do tailandês em geral.

Em outras palavras, ser tailandês é amar o reinado, falar Tai e ser budista. Esses são os três grandes pilares da cultura tailandesa.

Os cristãos já entenderam que pregar o cristianismo na Tailândia não é uma tarefa fácil.

 

Existe presença cristã na Tailândia há mais de 300 anos, mas a presença do cristianismo no país é muito pequena, cerca de 0,07% da população.

Outro fator importante é a história da Tailândia. Devido ao fato da Tailândia nunca ter sido formalmente colonizada por países estrangeiros, o povo local têm uma forte resistência a tudo o que vem de fora.

Infelizmente o cristianismo é visto como uma religião do ocidente que rouba ou dilui valores culturais locais.

 

Quando um tailandês se converte a Cristo, seus amigos e familiares passam a percebê-lo como alguém fraco que se rendeu a uma cultura estrangeira, podendo até ser preterido na sua família.

A Tailândia possui muitos grupos étnicos, mas o maior deles é o povo Thai.

Image by Alex Azabache

Poucas Igrejas que precisam
de ajuda

De fato o número de cristãos é bem pequeno e tarefa ao redor deles é imensa. São mais de 70 povos não alcançados na Tailândia e dentro deles, um dos mais resistentes que é o próprio povo Thai.

As poucas igrejas que existem costumam ser comunidades de fé bem pequenas e tímidas, com poucos programas evangelísticos e muita dificuldade com o engajamento de seus membros na tarefa missionária.

IMG_1454.JPG
IMG_1496.JPG

Quando cristãos se sentem vocacionados para obra de Deus, não conseguem encontrar sustento para realizar a obra missionária.

Outra necessidade é a construção de uma teologia local que seja mais aderente ao povo e treinamentos efetivos que empoderem essas comunidades para servir.

Nosso treinamento em Desenvolvimento Comunitário tem sido considerado por missionários experientes como uma excelente ferramenta para despertar as igrejas e seus membros para a tarefa missionária.

Esse ano estamos iniciando novas frentes de atuação em diferentes comunidades cristãs na Tailândia. Estamos desenvolvendo relacionamentos saudáveis que proporcionem parcerias duradouras.

Esperamos que o evangelho de cristo floresça em meio a esse povo, tão lindo e ainda não alcançado por Cristo.

Se você deseja conhecer o nosso programa de Desenvolvimento Comunitário e suas etapas, clique no botão abaixo.

dance-thailand-dance-thailand-culture-86525-ws.jpg

 Igrejas Tailandesas