Group Planting a Tree

Programa de Desenvolvimento Comunitário

Uma igreja mais relevante em sua cidade, que participa da resolução dos problemas cotidianos do seu povo, tem mais voz e mais acesso a comunidade não cristã. Isso é uma verdade em qualquer contexto, mas em especial em meio aos povos não alcançados.

O programa de desenvolvimento comunitário é uma ferramenta que oferecemos para a igreja nativa em meio aos povos menos evangelizados da Terra, que busca fortalecer os laços de relacionamento da igreja com a comunidade onde ela está inserida, facilitando o processo de evangelização.

A igreja passa a ser a base de transformação da comunidade e de cada indivíduo. O programa procura capacitar pessoas, mobilizar recursos locais e incentivar a igreja a mergulhar na realidade da comunidade à sua volta.

Etapas do Programa

Cultivando Relacionamentos Saudáveis

Diagnóstico Comunitário

Proposta de Parceria

A organização se aproxima da igreja nativa, de seus líderes e membros, buscando estabelecer um relacionamento íntegro, verdadeiro e de confiança mútua.

Entender a comunidade local é fundamental para que sejamos capazes de servi-la de forma relevante. Esse diagnóstico é basicamente uma pesquisa de amostra domiciliar composta por perguntas que avaliam a situação econômica, social, cultural, espiritual, as potencialidades e limitações da comunidade, além da rede de relacionamentos locais. A pesquisa é conduzida pela igreja com o apoio da nossa equipe. Essa atuação conjunta é fundamental, pois promove uma oportunidade prática de testemunhar os frutos da sinergia entre a Etnos e a igreja, o que naturalmente contribui para o aprofundamento do nosso relacionamento.

A terceira etapa do nosso programa representa um marco de transição entre o período inicial de construção do nosso relacionamento e a consolidação de uma parceria real. Ritos de passagem são uma importante característica da experiência humana como um todo e dentro do contexto cristão isso não é diferente. Sendo assim, como forma de celebração e agradecimento a Deus pelo tempo despendido até então e como um pedido de sabedoria e perseverança para os desafios que vão surgir durante nossa jornada, consolidamos a parceria a partir de uma proposta formal.

Essa proposta envolve os seguintes projetos:

 Curso de Desenvolvimento Comunitário (CDC)

A proposta do curso é equipar a igreja para que ela seja capaz de identificar e responder às demandas existentes dentro do seu próprio contexto.

Empreendedorismo

e Sustentabilidade

Apoiamos a prospecção e implementação de uma atividade empreendedora que seja capaz de financiar de forma sustentável os projetos de desenvolvimento comunitário que surgirão em resposta ao CDC.

Implementação e acompanhamento

Caminhamos com a igreja como um parceiro que coopera no processo de análise, avaliação e ajuste dos projetos e da iniciativa empreendedora. A ideia é que a igreja se sinta cada vez mais empoderada e capaz de agir diante dos seus próprios desafios.

Treinar Treinadores

Oferecemos um curso de preparação para membros da igreja que tenham o interesse de replicar o nosso programa em outras comunidades.