Buscar

Quem está dirigindo sua vida?


É importante fazer essa pergunta para si mesmo de tempos em tempos: Quem está dirigindo a minha vida? Quem está no controle da minha existência? Se ao tentar responder essa pergunta você disser que você mesmo está tentando controlar sua vida e tudo ao seu redor, é hora de parar e respirar um pouco e quem sabe tomar uma decisão diferente e mais assertiva sobre você mesmo.


Provérbios 20.24 diz que os passos do homem são dirigidos pelo Senhor; como, pois, entenderá o homem o seu caminho?


Imagine que você está dentro de um carro dirigindo em uma estrada e de repente a pessoa que está sentada no banco do carona coloca a mão no volante e vira tudo para a esquerda. Possivelmente o que vai acontecer em seguida será um terrível acidente. É isso que acontece quando o Senhor está dirigindo nossa vida e a gente coloca a mão no volante: um terrível acidente!


Não significa que necessariamente um acidente acontecerá na sua vida caso você tome a condução do volante, o que de fato significa é um acidente de percurso, um caminho equivocado e errado para você. Talvez ao tentar dirigir sua vida você está também tentando pegar um atalho, ou simplesmente você tem tanta sede por liberdade, que está caminhando sem direção.


Na parte b do verso 24 do capítulo 20 de Provérbios, o autor faz uma pergunta auto reflexiva e muito lógica. Se tem uma outra pessoa conduzindo sua vida, como você quer entender o caminho pelo qual você vai seguir? Para entender melhor essa reflexão imagine que você está perdido em uma estrada, você vê um outro motorista e pede ajuda. O outro motorista ao invés de te ensinar o caminho que você deve seguir, só diz assim: me segue que eu te levo até lá.


Ele não está te ensinando o caminho, você não precisa entender o caminho, não precisa saber se vira para a direita ou para esquerda, se passa por buracos ou por pontes, você só precisa seguir e confiar.


Se existe um Guia, alguém que dirige por você, a única coisa que você precisa fazer é descansar na certeza de que você será levado no caminho que foi preparado para você. Não tente outros caminhos, outras rotas ou atalhos. O mundo de hoje nos diz para confiar na nossa própria força, para seguir um caminho onde tudo depende do que fazemos e do quanto nos esforçamos. Contudo não adiantará de nada toda força e liberdade, se você não tem um Guia ou se você não está no caminho certo. a verdade é que você ficará perdido na jornada.

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. (Isaías 55:8,9)

A dificuldade que temos em deixar o Senhor guiar nossos passos revela uma falta de confiança em Deus e naquilo que Ele faz. Se colocarmos uma pessoa que nunca dirigiu para guiar um carro, com certeza ficaremos apavorados. O fato principal que esquecemos ou não acreditamos é que o Piloto é o próprio Deus, criador de todas as coisas, o Deus do impossível, o Deus que faz possível toda existência. Se Ele está dirigindo nossos passos não era para ser nada complicado, era só deitar no banco do carona e descansar.


Todas as vezes que tomamos o volante das mãos do Senhor, estamos dizendo para Ele que não confiamos Nele ou não acreditamos no seu poder, no seu amor, na sua fidelidade, na sua provisão, no seu caminho. E quando fazemos isso também negamos a Deus, negamos a sua vontade para nós, negamos a sua verdade.


Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. (Provérbios 14:12)

No capítulo 14 de João, Jesus ao falar sobre seus planos futuros para seus discípulos, nos disse que nós conhecemos o caminho. Tomé como sempre muito incrédulo, perguntou como era possível conhecer o caminho, se ele não sabia para onde Jesus estava indo. Jesus responde: EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA. É como se Jesus dissesse para Tomé, basta acreditar em confiar em mim. Eu não sou somente o seu guia, o seu condutor, eu sou o próprio caminho.


Se você confia e crê em Jesus, você já está no caminho. Deixe Ele te conduzir!


Que Deus seja seu caminho!


Texto adaptado do devocional feito pela Missionária Fabiana Mello.



32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo