Nossa História

Para que a apresentação da Nossa história enquanto organização faça sentido, precisamos compartilhar com você os motivos pelos quais a ETNOS nasceu. Ou seja, apresentar as razões que representaram a materialização do chamado irresistível de Deus para que cooperássemos com Ele no cumprimento da Sua missão em meio aos Povos Não Alcançados (PNA). Sendo assim, abaixo vamos compartilhar algumas informações importantes, o que chamamos de 5 Verdade Incômodas.

1 - Quase 2000 anos após o comissionamento da igreja por Jesus, a causa da expansão do evangelho em meio aos PNA ainda permanece sendo uma urgência missionária. Jesus estabeleceu um parâmetro para nossa atuação, Ele disse que o evangelho deveria ser apresentado para cada etnia existente no mundo (Mt 24.14). Ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda criatura é uma máxima, uma verdade e uma necessidade que deve dar forma a ação da igreja de Cristo.

2 - Observando essa missão deixada pelo nosso Mestre e a ação da igreja no mundo, percebe-se que a nossa força missionária está distribuída de forma muito desproporcional, grande parte dos missionários no campo, atuam em meio a povos já alcançados pelo evangelho e somente uma pequena fração está realizando algum tipo de trabalho em meio aos PNA.

3 - A composição dessa força missionária é majoritariamente importada dos países cristãos "desenvolvidos" para o Sul Global "em desenvolvimento", o que tende a promover uma interação colonialista e paternalista que inibe o florescimento de movimentos cristãos nativos.

4 - Uma pesquisa feita em 2000 apontou que o crescimento do cristianismo no mundo está congelado pelos últimos 100 anos. Ou seja, em 1900 representávamos o mesmo percentual da população mundial que representamos hoje. Apesar desse levantamento já ter 20 anos, outras pesquisas mais recentes realizadas nessa direção não apresentam motivos para acreditarmos que essa constatação sofreu alguma alteração.

5 - Hoje estima-se que mais de 7000 povos, cerca de 3 bilhões de pessoas, tem nenhum ou pouco acesso a proposta do evangelho de Cristo.

A ETNOS existe para ser uma resposta a essas Verdades Incômodas. Uma organização missionária que tem enquanto método de trabalho o empoderamento de cristãos e vocacionados nativos em meio aos PNA, para que eles sejam cada vez mais capazes de responder ao desafio de expandir a presença do evangelho do Reino de Deus em seu contexto.

A ETNOS nasce como consequência de um ministério missionário familiar de seus fundadores, Raphael e Paola Florenciano, que em 2013 decidiram se dedicar  integralmente a missões em meio aos PNA. Suas experiências profissionais e acadêmicas nas áreas de Relações Internacionais, comércio exterior e organização de movimentos da sociedade civil, contribuem decisivamente para a construção desse olhar objetivo e profissional, sem perder a completa dependência da ação de Deus, que a ETNOS tem.

Após uma jornada de treinamentos missionários de dois anos, em 2016 chegaram à Tailândia para o início desse projeto. Desde então tem se dedicado a compreensão da realidade local, para que a partir de uma base sólida pudessem construir alternativas para o fortalecimento de igrejas nativas no sudeste asiático. Seu olhar e chamado sempre foi direcionado para a região como um todo e durante esses anos de atuação, construíram laços, conexões e projetos com igrejas locais em Myanmar, Tailândia, Paquistão e Laos.

No início de 2021, devido a crescente demanda por uma infraestrutura que proporcionasse maior apoio ao trabalho de campo, decidiram formalizar essa iniciativa missionária familiar, transformando-a em uma organização missionária que nasce a partir de 8 anos de estudo, trabalho e construção de ferramentas eficientes para o empoderamento de comunidades cristãs em meio aos PNA. 

Esse processo de institucionalização propõe um modelo missionário diferente, com um sistema de governança extremamente participativo, onde todos os missionários tem voz, a partir de uma estrutura moderna e pouco hierarquizada com processos e procedimentos intersetoriais. 

A sede internacional da ETNOS fica localizada na Tailândia, na cidade de Chiang Mai. Um país que possui uma concentração de mais de 70 PNA pelo evangelho. Além disso, estamos situados dentro da Janela 10x40, a área geográfica do mundo  onde existe o maior número de PNA, que também é caracterizada por grande desigualdade social, baixa qualidade de vida e perseguição religiosa. Cerca de dois terços da população mundial vive dentro dessa janela, onde as religiões predominantes são o Budismo, Islamismo, Hinduísmo e Animismos. 

Assim nasceu a ETNOS, do esforço de gente simples e sob condução gentil do Espírito Santo. De muitas formas, essa história é apenas a repetição de um padrão, onde o Espírito Santo move vidas e trajetórias de indivíduos simples, sejam pescadores do mar da Galileia ou jovens do Rio de Janeiro, na direção do cumprimento da Sua Missão.

pexels-lan-yao-6426063.jpg